NOSSA FUNDAÇÃO

A Fundação Rotária do Rotary International é a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo, promovendo a paz e a compreensão mundial através de programas internacionais humanitários, educacionais e de intercâmbio cultural.

É uma instituição filantrópica, idealizada em 1917 pelo Presidente 1916-17 do Rotary lnternational - Arch C. Klumph, e organizada no Estado de lllinois, sob o termo de uma declaração de fideicomisso, adotado pelo Conselho Diretor do RI e pelos fideicomissários, no ano de 1931. Em 1938, ficou estabelecida como uma corporação sem fins lucrativos.

O objetivo da Fundação Rotária é incentivar a compreensão e relações amistosas entre povos de diferentes nações, através da promoção de projetos tangíveis e eficientes, de caráter filantrópico, humanitário e educacional. Visa ainda a contribuir para a paz e a compreensão mundial, por meio de programas internacionais de cunho igualmente humanitário e educativo.

A Fundação Rotária é administrada por (14) quatorze Curadores que, com a aprovação do Conselho Diretor do RI, são nomeados pelo Presidente da Fundação Rotária (sempre um Ex-Presidente do RI) e o Secretário Geral do RI. Ditos quatorze Curadores representam as seis regiões do mundo rotário.

Quatro Curadores são Ex-Presidentes do Rotary International e os outros dez são nomeados devido à sua experiência em finanças ou em setores da Fundação Rotária. Os curadores desempenham suas funções independentemente de remuneração. O mandato dos curadores é de quatro (4) anos.

A Fundação Rotária se mantém por meio de contribuições voluntárias de Rotary Clubs, rotarianos e outros. É dever de todo rotariano conhecer e divulgar os programas da Fundação Rotária, bem como envidar esforços no sentido de proporcionar maiores donativos, para que ela tenha condições de continuar seus programas educacionais e benemerentes e bem assim expandi-los.

Novembro é considerado o Mês da Fundação Rotária. Durante esse mês compete aos Rotary Clubs dedicar pelo menos um programa à Fundação Rotária, apresentando sugestões para projetos compatíveis com o seu objetivo. O Mês da Fundação Rotária deve ser divulgado por todos os meios apropriados de comunicação.

SUA HISTÓRIA

_________________________________________________________________________________________________________________________

Em 1917, o Presidente do Rotary International Arch C. Klumph (foto ao lado) propôs um

fundo de dotações "com o intuito de fazer o bem no mundo". Em 1928, após o fundo ter

angariado mais de US$5.000, passou a chamar-se Fundação Rotária e tornou-se uma

entidade do Rotary International.

Cinco curadores, entre eles Klumph, foram indicados para administrá-la como um truste

único com a intenção de levar adiante os propósitos do Rotary International.

Dois anos mais tarde, a Fundação outorgou seu primeiro subsídio, no valor de US$500, para a International Society for Crippled Children, uma associação internacional para crianças deficientes criada pelo rotariano Edgar F. "Daddy" Allen, que mais tarde se transformou na Easter Seals.

A Grande Depressão e a II Guerra Mundial dificultaram o crescimento da Fundação, no entanto, a necessidade de promover a paz mundial gerou, no pós-guerra, enorme interesse pelo desenvolvimento da entidade. Quando o fundador do Rotary, Paul P. Harris, faleceu em 1947, contribuições começaram a ser encaminhadas ao Rotary International e foi criado o Fundo em Homenagem Póstuma a Paul Harris para fortalecer a Fundação.

Naquele ano, o primeiro programa da Fundação — as Bolsas Educacionais — foi estabelecido. Em 1965-66, três novas iniciativas foram lançadas: Intercâmbio de Grupos de Estudos, Bolsas para Aperfeiçoamento Técnico e um tipo especial de subsídio que mais tarde viria a ser denominado Subsídios Equivalentes. Os Subsídios "Saúde, Fome e Humanidade" (3-H) foram estabelecidos em 1978, enquanto o programa Voluntários do Rotary teve início em 1980 como parte dos Subsídios 3-H. O programa Pólio Plus, por sua vez, foi lançado em 1984-85 e os Subsídios Rotary para Professores Universitários no ano seguinte. Os primeiros fóruns pela paz realizados em 1987-88 levaram ao estabelecimento dos Programas da Fundação para Estudos sobre Paz e Resolução de Conflitos.

Ao longo dos anos, o apoio à Fundação cresceu vigorosamente. Desde a primeira doação de US$26,50 em 1917, a entidade recebeu contribuições que totalizaram mais de um bilhão de dólares. Somente em 2003-04, mais de US$70 milhões foram angariados e, até o momento, mais de um milhão de indivíduos receberam o título de Companheiro Paul Harris em reconhecimento a suas doações de US$1.000 ao Fundo Anual para Programas ou por terem tal quantia doada por outrem em seu nome.

Esse extraordinário apoio e o envolvimento de rotarianos em todo o mundo favorecem o futuro da Fundação Rotária em sua contínua missão de promover a paz e a compreensão mundial.

O Rotary começou como uma idéia há mais de 100 anos. Hoje, somos uma entidade que conta com mais de 1,2 milhão de rotarianos em mais de 200 países e áreas geográficas.

A Seção de Arquivos do RI é a maior autoridade no que diz respeito à rica história do Rotary. A equipe trabalha nas instalações de Lincolnwood, nos EUA, para manter constantemente atualizada a coleção que abarca dezenas de milhares de itens provenientes de todas as partes do mundo.

MISSÃO

A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. Por não ter fins lucrativos, a Fundação Rotária não pode prescindir das contribuições de pessoas que acreditam em seu trabalho em prol de um mundo melhor.

SIGA - NOS

ARCD - ASSOCIAÇÃO DOS ROTARY CLUBES DO DISTRITO 4571